3 dicas e um alerta para você visitar regularmente o dentista

Foto: snoopy78 | Canva

Todo mundo sabe – e você leu várias vezes neste site – que é importante visitar seu dentista regularmente. A razão óbvia é que o cuidado com a boca impacta de maneira muito importante e decisiva em toda a saúde da pessoa.

Mais do que visitar seu dentista, é preciso fazer de maneira regular e sempre que você tiver alguma dúvida em relação à sua saúde bucal. Neste texto desdobramos de maneira mais detalhada sobre o porquê é fundamental visitar regularmente seu dentista.

Saúde global

Cuidar da saúde da boca tem reflexos bastante amplos em todo o organismo das pessoas. Portanto, estar com a boca saudável pode evitar desde dores de cabeça, que são consequências menos graves, até problemas cardíacos, que podem trazer complicações sérias.

Uma doença muito menos rara do que imaginamos é a endocardite bacteriana. Para dizer de uma maneira trata-se de um alojamento de bactéria nas válvulas do coração que, normalmente entram na corrente sanguínea devido uma maior concentração de tártaro. Isso poderia ser evitado com limpezas regulares.

Fazer limpeza especializada periódica

É claro que a escovação após as refeições, o uso de fio dental e enxaguante bucal são tarefas básicas e cotidianas. Mas, saiba, elas são insuficientes. É necessário, ao menos duas vezes ao não, visitar seu dentista para avaliar a necessidade de fazer uma limpeza no consultório.

A limpeza odontológica especializada evita o acúmulo de placa bacteriana e tártaro (que podem causar endocardite, como explicamos acima). Durante a limpeza, o médico dentista fará a avaliação se são necessários outros procedimentos, como retirada de cáries.

Esse procedimento também serve para avaliar e tratar halitose – mau hálito – que pode ter diferentes causas e cujo dentista é o profissional capaz de fazer o prognóstico. Sem conta que você se sente muito melhor, mais bonito e confiante após uma limpeza no consultório.

Evita a perda de dentes

Não é somente devido a doenças periodontais – entre elas a gengivite – ou por acidentes que as pessoas perdem os dentes. Hábitos como roer unhas ou condições como bruxismo – quando a pessoa comprime uma arcada contra a outra durante o sono – podem trazer danos à estrutura dentária e quebrar os dentes.

É durante a visita ao dentista que você poderá ter uma avaliação e ajuda profissional para superar esses distúrbios e evitar o comprometimento da saúde de seus dentes, que pode levar, nos casos mais graves, à perda.

Principais problemas de não visitar o dentista regularmente

Se você leu os pontos anteriores já tem pistas suficientes sobre o quão grave pode ser negligenciar a visita periódica ao dentista. Não há porquê correr riscos e gastar dinheiro com tratamentos restaurativos demorados e caros. Visite o dentista e mantenha sua saúde em dia.

Mas se tudo o que apresentamos não foi suficiente, aí vão três razões indispensáveis para você estar sempre com a agenda de suas visitas ao dentista em dia: