Conheça as características e saiba o que é o bruxismo

O bruxismo é um movimento involuntário de ranger, apertar ou bater os dentes, que acontece principalmente durante o sono. No entanto, isso também pode ser observado ao longo do dia, o que é denominado bruxismo em vigília.

Essa ação, conhecida tecnicamente como atividade muscular parafuncional, aparece como o terceiro principal distúrbio do sono. Ele perde apenas para o ronco e falar dormindo.

O problema aparece listado na Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R). Essa disfunção possui diversas classificações conforme suas causas e momentos em que se apresenta.

Pode ser classificada, por exemplo, como bruxismo primário, que é aquele não possui causa aparente. Também como bruxismo secundário, que ocorre devido a outras enfermidades pré-existentes ou pelo uso de medicamentos, como alguns antidepressivos.

O apertar inconsciente dos dentes também está ligado a fatores genéticos, emocionais e ao fechamento inadequado da boca. O transtorno pode ocorrer em qualquer idade, até mesmo na infância.

Sintomas e consequências

Entre os efeitos adversos de apertar os dentes de forma excessiva, estão as dores musculares na mandíbula, dores de cabeça, da face e até do pescoço. Além disso, desconfortos relacionados à coluna por problemas posturais.

O bruxismo causa sensibilidade, amolecimento e desgaste dos dentes. Ainda, pode provocar zumbido nos ouvidos e estalos no osso da mastigação.

Ainda, a pessoa que sofre de bruxismo perde em qualidade do sono, sentindo-se mais cansada ao longo dia.

Outro dano associado à doença é o mal funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM. Da mesma forma, pode ocorrer a retração da gengiva e quebra de dentes.

Tratamentos para o bruxismo

Para definir um tratamento, o primeiro passo é identificar a causa do bruxismo. Por isso, o dentista, por meio de um questionário e do exame clínico da boca e dos dentes, poderá fazer o diagnóstico.

A partir desse levamento, o profissional indicará o tratamento mais adequado para cada situação.

Placas de bruxismo

As placas miorrelaxantes são “mordedores” feitos sob medida pelo dentista para encaixar na arcada superior. Dessa forma, evitam o atrito e o desgaste dos dentes e diminuem a pressão na musculatura.

Aliviando a tensão

Buscar alternativas para aliviar as tensões do dia a dia, o estresse e a ansiedade também estão entre as indicações de tratamento. Faça uma atividade que você gosta, como ler, caminhar ou ouvir música, por exemplo.

Igualar os dentes e a mordida

Ajustar os dentes para que a mordida não fique desparelha, por meio de tratamentos dentários, reduz os efeitos danosos da doença.

Cuidados psicológicos

Acompanhamento psicológico e psicoterapêutico com terapias cognitivas, psicoterapias e hipnose também são formas de tratamento para o bruxismo. Elas auxiliam na identificação e controle das situações estressantes.

Outras técnicas que ajudam a melhorar o bruxismo

Ainda não há cura ou meios para prevenir o bruxismo, que ocorre de forma cíclica. Por isso, criar hábitos e horários para dormir, adoção de medidas para reduzir o estresse e a ansiedade colaboram para evitar o distúrbio.