Saiba o que é tratamento de canal

Tratamento de canal ou endodontia é a retirada da polpa do dente, que já está morta, danificada ou infeccionada. Após a remoção da parte danificada e a desinfecção da área, o dente é reconstituído.

A endodontia é um dos tratamentos mais comuns no Brasil. Um país em que mais da metade da população não tem bons hábitos de higiene bucal.

A maioria destes casos se dá por falta de acesso aos três principais itens que garantem uma boa saúde bucal: escova de dentes, creme dental com flúor e fio dental.

Conforme o IBGE, a maior parte da população, em especial a mais carente não tem acesso aos serviços odontológicos. Essas condições levam grande parte dos brasileiros a perderem os dentes ao longo dos anos.

Para entender de que forma o tratamento de canal pode salvar os dentes e como ele funciona, leia este texto até o fim.

Sintomas de que há algo errado com o dente

Dor que irradia para a face, latejamento e inchaço são indícios de que há um problema com o dente. Aos primeiros sintomas, procure o dentista. Assim como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce favorece a cura.

Motivos que levam ao tratamento de canal

É necessário realizar um tratamento de canal quando a polpa do dente, um tecido fino localizado no interior do dente, é afetada por um processo infeccioso.

Entre os principais motivos que danificam o interior do dente estão a cárie profunda, a lesão do dente ou dente trincado.

O que mais prejudica a polpa do dente é a inflamação decorrente da cárie não tratada. As bactérias se acumulam e promovem a destruição da parte interna do dente.

Já as fraturas dentárias decorrentes de acidentes ou quedas corrompem esse tecido interno e promovem a necrose. Nestes casos o paciente sente incômodo ao mastigar e pode ocorrer a formação de pus.

Como é feito o tratamento de canal

Antigamente a solução mais comum era a remoção completa do dente. Atualmente o tratamento de canal é o procedimento mais indicado para a cura do problema.

Com o avanço da tecnologia, não há dor para a realização da endodontia, apenas desconforto, pois é aplicada anestesia local.

Depois o dentista remove a área danifica ou necrosada, os canais radiculares são limpos, alargados e remodelados para receber a restauração.

O procedimento tende a ser realizado em única oportunidade. Necessitando uma segunda visita ao consultório, o dentista deixa uma restauração provisória.

Para finalizar o tratamento, o canal radicular e a câmara pulpar são restaurados de modo permanente.

A endodontia não é opcional, mas indispensável para evitar a extração do dente ou problemas mais graves. Isto porque a área afetada pode necrosar e se espalhar até o osso, levando a possibilidade de lesões.

Os dentes do entorno também podem ser afetados, bem como pode ocorrer a formação de abcessos por acúmulo secreção na raiz dentária.

O dente tratado ficará mais sensível e frágil, é verdade. Por causa disso, o paciente deve seguir recomendações e cuidados especiais. Como, retornar ao dentista a cada seis meses e manter bons hábitos de higiene oral.

Ter um dente já restaurado por endodontia não significa que ele não possa adoecer novamente por conta de uma cárie.

Portanto, manter os cuidados diários com a saúde bucal, visitar o dentista regularmente e evitar impactos sobre os dentes ajudam a preservar a dentição.