O que é e para que serve a limpeza dentária

A limpeza dentária é um procedimento realizado por dentistas e tem como objetivo retirar tártaro e/ou placa bacteriana dos dentes, mas também, quando for o caso, limpar as chamadas “bolsas periodontais”.

A higienização profissional dos dentes serve para manter a saúde da boca em dia e evitar o aparecimento de enfermidades como gengivite ou periodontite. Essas doenças ocorrem quando as placas bacterianas – camada de bactérias e resto de alimentos – não são totalmente removidas pela escovação regular.

Daí a importância de visitar regularmente seu dentista, que é a pessoa responsável e capacitada para fazer a avaliação da gengiva e dos dentes e recomendar ou não a limpeza.

O que são bolsas periodontais?

Chama-se bolsa periodontal a área localizada entre o dente e a gengiva. É justamente neste diminuto espaço que podem se acumular placas bacterianas capazes de abrigar as bactérias que causam a gengivite e, em um estágio mais grave, a periodontite.

Segundo o Instituto de pesquisas Dentais e Craniofacias – NIDCR (na sigla em inglês), bolsa periodontais de até 3 milímetros de profundidade são consideradas normais. Quando são maiores que 5 milímetros, o dentista deve avaliar a realização de uma limpeza ou outros procedimentos.

Por que é necessária a limpeza dental no consultório

Quando se trata de limpeza dental realizada no consultório ela também pode ser chamada raspagem e aplanamento radicular. O procedimento é realizado no consultório devido ao equipamento utilizado, mas não só por isso.

Neste processo, o dentista é capaz de identificar, ao realizar a limpeza, problemas de saúde bucal mais graves, mas ainda em estágio inicial. Isso porque o olhar atento do odontologista permite verificar uma série de aspectos que são imperceptíveis para os pacientes.

Como é feita a limpeza dental?

As técnicas de limpeza dental são variadas e podem dispor de equipamentos eletrônicos, ultrassônicos, mas também por meio de ferramentas manuais. A higienização consiste na retirada da placa bacteriana, mas também do tártaro, tanto da superfície dos dentes, quanto das bolsas periodontais.

Uma das maneiras de retirar a placa bacteriana que tenha resistido à primeira limpeza é o jateamento com bicarbonato de sódio, que ajuda a remover os resíduos restantes. Após esse passo a escovação e aplicação de flúor completam o serviço de higienização.

A limpeza dos dentes dói?

Responder à pergunta se “a limpeza dos dentes dói?” é um pouco difícil, porque, na verdade, depende do caso. Por um lado porque as pessoas têm sensibilidades diferentes à dor; por outro depende da condição de saúde da arcada dentária.

Em geral, pode-se dizer que a limpeza não dói na maioria dos casos, embora ela produza um certo desconforto, sobretudo pelo fato de que as pessoas não estão acostumadas com a manipulação naquela região. Para quem tem sensibilidade nos dentes, o procedimento pode ser mais dolorido, mas nada que impeça o paciente de realizar o tratamento.

Se você se sente inseguro, converse com seu dentista, ele vai detalhar precisamente cada etapa do processo de limpeza e explicar as profundas vantagens de manter a higiene em dia.

Quais são os cuidados necessários após a limpeza dentária

Conheça quais são os cuidados necessários após a limpeza dentária: