A preocupação com a saúde bucal vai muito além da aparência e de um sorriso bonito. Todo esse cuidado tem impactos no funcionamento do organismo como um todo, incluindo a prevenção de certas doenças cardíacas e pulmonares, por exemplo.
Apesar de o Brasil figurar entre os países protagonistas de uma odontologia de excelência, estudos mostram que oito em cada dez brasileiros vão perder os dentes ao longo da vida. Mais, cerca de 90% da população adulta tem ou teve cáries.
O que esses dados nos mostram é que ainda precisamos melhorar muito no quesito de saúde bucal. Leia o texto na íntegra e saiba mais sobre a importância dos cuidados com sua dentição.
Não esqueça, o dentista é o profissional indicado para tirar suas dúvidas e recomendar o tratamento adequado em cada caso.
A escovação frequente é o principal pilar dos dentes saudáveis. Contudo, esse não é o único cuidado para ajudar na melhora da saúde oral, pois ela é baseada também no uso diário do fio dental e em uma boa alimentação.
Lembre-se também de visitar regularmente o dentista e de trocar periodicamente a escova, ao menos a cada três meses, e que a escovação deve durar ao menos dois minutos.
Fio dental após cada refeição, impedindo o acúmulo de resíduos entre os dentes, também é fundamental.
Evite refrigerantes, doces e ultraprocessados, pois o açúcar é o principal vilão da saúde dos dentes. Ele é a substância preferida das bactérias que formam gengivite, tártaro e cáries. Álcool, tabaco e café também afetam a saúde bucal.
Para termos uma ideia da importância da saúde bucal, o Dia Nacional da Saúde Bucal foi estabelecido em 25 de outubro pela Lei nº 10.465/2002.
Essa data tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da saúde bucal e de como esses cuidados refletem globalmente na saúde de todo o organismo.