Qual a importância da vitamina D para saúde bucal

A vitamina D é um dos componentes importantes para manter a saúde do corpo e também a saúde bucal. Esta substância essencial para a nossa saúde pode ser encontrada em alimentos vegetais ou animais e o sol cumpre um papel muito importante na metabolização em nosso organismo.

Com a chegada da primavera e os dias mais quentes e longos, o clima fica muito mais convidativo para sair à rua e aproveitar o sol. Então esta é uma ótima época para aproveitar o tempo ensolarado para tirar a poeira do inverno e de quebra contribuir com a saúde dos dentes.

Vitamina D e o cuidado com os dentes

No caso da saúde bucal e do cuidado com os dentes, a vitamina D3 ocupa um papel importante para fortalecer os dentes. Além disso, é relevante na regulação metabólica de funções neurológicas.

O metabolismo do cálcio e do fósforo também são regulados pela vitamina D3, o que, neste caso, são substâncias importantes para mineralizar e fortalecer os dentes. Este componente também estimula o intestino a absorver melhor o cálcio no organismo, atuando na manutenção de seu equilíbrio e regulando a mineralização de todos os ossos.

Todas essas vantagens se somam ao fato de que a vitamina D3 é responsável por regular a imunidade, que convém sempre estar em dia. Ter esse componente em níveis muito baixos aumenta o risco de infecções bacterianas, que podem, inclusive, acessar o organismo pela boca.

Outras doenças associadas a baixos níveis de vitamina D

Em primeiro lugar, vale ressaltar que não há uma relação direta entre baixos níveis de vitamina D e a incidência de determinadas doenças. O que pretendemos sugerir neste texto, é que a falta de vitamina D reduz a eficiência do sistema imunológico, o que aumenta o risco do desenvolvimento de certas comorbidades.

É o caso, por exemplo, de quadros como esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma e, até mesmo, depressão. Por isso, é muito importante a visita regular ao seu dentista para realizar uma avaliação mais minuciosa e atenta sobre sua saúde bucal para evitar quaisquer riscos e minimizar eventuais consequências adversas.

Como adquirir e melhorar a metabolização da vitamina D

Preparamos uma série de dicas para você aproveitar uma das melhores e gratuitas fontes de vitamina D, que é ficar ao sol. Mas faça com responsabilidade e atenção aos cuidados essenciais com sua saúde. Sempre lembrando, em caso de dúvidas, visite seu dentista ou médico para sempre proceder de acordo com orientação profissional.