Cinco cuidados essenciais com os dentes

Foto: Piksel | Canva

Quando falamos em higiene bucal as pessoas tendem a dar um suspiro de tédio, como quem expressa “mas eu já sei disso”. Pode até ser que sim, mas é importante não somente lembrar, mas também praticar cinco cuidados essenciais com os dentes diariamente.

Neste breve texto, retomamos práticas fundamentais que não devem ser negligenciadas no dia a dia. Isto é, mesmo que saibamos (ou pensamos que saibamos) quais são as práticas essenciais é importante estarmos atentos e praticarmos todas elas.

Antes de seguir qualquer dica não esqueça a regra de ouro: consulte regularmente seu dentista. Além disso, lembre-se que nossas recomendações servem para você ficar mais atento à sua saúde bucal. Os dentistas são os profissionais habilitados para avaliar cada caso.

1) Escove os dentes após todas refeições

Ouvir recomendações sobre escovar os dentes é algo que faz parte de nossa vida desde a tenra infância, portanto não há nada de novo nessa dica. Mas ela continua válida. Não há segredos, é fundamental fazer as escovações após todas as refeições.

Claro, antes de dormir também é essencial escovar os dentes. E você sabe por quê? Porque durante o sono, nossa salivação diminui e, com isso, nossa boca se torna um ambiente melhor para as bactérias se proliferarem, causando doenças e prejudicando a saúde bucal.

2) Capriche no fio dental e no bochecho

Passar fio dental entre os dentes, apesar de ser uma regra bastante conhecida, ainda enfrenta alguma resistência na prática cotidiana. O ideal é fazer esse procedimento, ao menos, três vezes por dia, sempre junto com a escovação.

Essa prática ajuda a prevenir cáries, acúmulo de sujeira na gengiva, que pode causar sangramentos e doenças como gengivite e periodontite. De maneira complementar, o bochecho com enxaguante bucal contribui para eliminar parte das bactérias.

3) Não exagere no consumo de álcool

O consumo diário e frequente de bebidas alcoólicas causa danos à saúde bucal. Se você tem esse hábito fique atento, pois bebidas com álcool impactam no desgaste do esmalte dos dentes, trazendo riscos de problemas mais sérios.

4) Cigarro e doces em excesso

Quem resiste a um docinho pós-almoço, por exemplo? Pois é, há quem resista, mas nem sempre é fácil. O sabor apetitoso é por conta do açúcar, que deixa as refeições ainda melhores. É preciso ter cuidado com o acúmulo de açúcares na cavidade da boca, pois eles favorecem a proliferação das bactérias.

Então ter uma dieta balanceada é bom não somente para a saúde geral de seu corpo, como também para preservar os dentes íntegros. Uma dica que vale a pena seguir é sempre que possível trocar alimentos industrializados por naturais.

Vale destacar que uma boa saúde bucal precisa estar aliada com uma dieta saudável. Por esse motivo, é muito importante evitar esses vilões ou mesmo reduzir o consumo.

Outro problema relacionado à saúde bucal, é o hábito do tabagismo aparece como vilão para uma vida saudável. Do ponto de vista dental, a nicotina fica acumulada nos dentes, amarelando e enfraquecendo-os.

5) Tenha hábitos saudáveis

Como já apontamos anteriormente, os cuidados integrais com a saúde fortalecem e favorecem a saúde bucal. Entre outras razões pelo fato de que comorbidades sistêmicas podem estar relacionadas à saúde da boca e da dentição.

As causas variam e por isso é necessário procurar um dentista ou médico para avaliar criteriosamente cada caso.

Outros costumes que podem colocar em risco seus dentes são os acidentes domésticos. Portanto, evite abrir embalagens com os dentes ou usá-los para apertar algo. Além do risco evidente de quebrar, fraturar ou trincar os dentes, você ainda pode se contaminar com vírus e bactérias.