O que fazer quando quebramos um dente

Foto: Kevin Harber | Flickr - CC

Dente quebrado é um problema. Localizado na parte da frente ou de trás da boca, é um transtorno grave que traz danos que vão além da questão estética.

É um quadro que pode causar dor, modificação na mastigação, infecções, deformação na mandíbula e afetar outros dentes. Não é apenas o sorriso que fica comprometido.

Leia este artigo até o final para saber como agir em caso de dente quebrado e conhecer os possíveis tratamentos.

Principais causas de quebra dos dentes

Engana-se quem acredita que a quebra de um dente ocorre somente por meio de pancadas ou quedas.

Na maior parte das vezes o que ocasiona o problema é um inimigo silencioso: a cárie.

Como as cáries não são percebidas com facilidade, a alteração só é notada quando o dente afetado se parte.

Outros problemas de saúde bucal também estão associados a quebra dos dentes, entre eles, o bruxismo. Além disso, o costume de roer unhas e abrir garrafas com os dentes também estão os motivos que levam a perda dos dentes.

Complicações na saúde que um dente quebrado pode causar

Muito mais do afetar o sorriso e a autoestima, a falta de um pedaço ou a perda de um dente inteiro traz danos à saúde.

Um dente, mesmo que apenas lascado, pode comprometer a arcada dentária. Isso porque os dentes funcionam como a engrenagem de uma máquina, precisando atuar de forma conjunta para a perfeita mastigação dos alimentos. Caso contrário, outros problemas bucais começam a aparecer.

Além de dor, pode ocorrer o aumento da sensibilidade na região e também sangramentos.

A mastigação fica comprometida, pois os dentes já não atuam da mesma forma, criando a possibilidade de danificar outros dentes.

Não tratar um dente quebrado, pode causar infecções, sendo a mais comum o abscesso dentário. O abscesso, por sua vez, pode acarretar na destruição do osso e na perda do dente.

Outro dano decorrente de um quadro infeccioso, ainda mais grave, são as doenças sistêmicas atreladas às bactérias que chegam à corrente sanguínea. Elas podem se instalar no coração causando comorbidades, como, a endocardite bacteriana.

Quebrei um dente, e agora?

Os primeiros socorros são fundamentais para melhorar a efetividade de um tratamento. Procure manter a calma e seguir as orientações.

O primeiro passo após a perda do dente ou de um fragmento dele é tentar encontra-lo. Após, deve-se lavar em água corrente e armazenar em um recipiente embebido líquido com PH neutro, como leite ou soro fisiológico.

Depois, faça um bochecho de água com sal ou enxaguante bucal para higienizar a região. Se houver sangramento, uma compressa com gaze durante alguns minutos ajuda a estancar.

Compressas frias no rosto, na região afetada, também auxiliam na redução de inchaço, dores e sangramentos.

Em um segundo momento, é indispensável procurar atendimento do dentista, pois ele é o profissional capaz de avaliar a extensão dos danos e definir o melhor tratamento.

Se o dente caiu por inteiro, nunca tente coloca-lo no lugar sem ajuda de um profissional, pois aumentam os riscos de infecção e de danificar a gengiva.

Tratamentos para dente quebrado

Existem alguns casos em que não é possível fazer a colagem do fragmento do dente e nem colocar o dente no lugar. Contudo, há uma série de opções para tratar o problema.

Fratura pequena

Polimento: mesmo uma pequena lasca pode ter reflexos. Por isso, procure o profissional para deixar a superfície do dente lisa;

Fratura pequena e média

Restauração: é a solução para quem não encontrou o fragmento do dente. Cria-se uma resina para preencher a área.

Fratura grande

Extração: Se é impossível restaurar a parte danificada ou recolocar o resto do dente, esse é o procedimento mais indicado a fim de evitar dores e infecções.

Coroa: É usada nos casos em que a extensão do trauma é muito grande. Ela age de forma a devolver as funções do dente.