Lentes de contato dental: saiba o que é e quais os cuidados necessários

As lentes de contato dental, como são popularmente chamadas as facetas de resina ou porcelana, são um recurso estético para harmonizar e clarear o sorriso das pessoas.

Cada vez mais pessoas estão em busca de tratamentos odontológicos com fins estéticos. Isso coloca o Brasil na segunda posição de país no mundo que mais realiza tais procedimentos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Entre os tratamentos mais procurados nos consultórios dos dentistas, estão clareamento dental, aplicação de botox e lentes de contato dental. Este procedimento se tornou um dos mais pedidos, com um aumento exponencial de 300% de 2015 até agora.

Os dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética – SBOE.

O que são lentes de contato dental

As facetas de resina ou porcelana são lâminas ultrafinas, com espessura média de 0,4mm. O nome popular, lente de contato, surgiu a partir da semelhança do produto com aquelas usadas no globo ocular.

Em quais casos são indicadas as lentes de contato dental

O profissional indicado para avaliar a necessidade e adequação para a colocação de lentes de contato dental é o dentista. Se você suspeita de que tem alguma das disfuncionalidades abaixo procure o seu médico.

Como funcionam as lentes de contato para os dentes

As lentes de contato dental são lâminas ultrafinas fabricadas em resina composta ou cerâmica. Essas “lentes” são coladas à superfície do dente, o que altera e melhora a aparência do sorriso.

O procedimento de colocação das lentes de contato dental, nos casos mais simples, envolve, ao menos, três seções. A primeira para avaliação e diagnóstico. A segunda para os preparos dentais – incluindo a moldagem de cada uma das lentes para cada dente. Por fim, o que se chama de cimentação, adesão e colagem.

Quanto tempo dura uma lente de contato dental

Essas pequenas lâminas são capazes de durar mais de uma década e em alguns casos 20 anos. Contudo é necessário seguir à risca as recomendações de seu dentista, mantendo uma higiene muito rigorosa e cuidadosa com seus dentes.

Quais os riscos das lentes de contato dental

Esse procedimento estético é bastante seguro quando você realiza com um profissional capacitado e experiente. Por isso procure profissionais da Uniodonto RS Federação que realizam esse procedimento*, pois é garantia de qualidade e segurança.

Quando você realiza este tipo de procedimento com profissionais inexperientes você aumenta o risco de sofrer com sensibilidade dentária, pois como há desgaste da área de esmalte há o risco de expor a dentina, onde há terminações nervosas que causam dor.

Daí a importância de o cimentado da lâmina de resina ou cerâmica ser feito perfeitamente para vedar os túbulos que podem causar sensibilidade.

Outro fator de risco quando o procedimento não é feito com profissionais capacitados são as infiltrações de cáries na linha de emenda entre a lente de contato dental e o dente. Além disso, há os riscos de gengivite, pois este espaço, ainda que minúsculo, pode gerar a proliferação de bactérias.

Todas essas condições exigem que o paciente com lentes de contato esteja muito atento desde a decisão sobre qual dentista procurar, até, depois, na manutenção diária do cuidado com sua dentição.

*Verifique a cobertura do seu plano odontológico. Os planos Uniodonto RS cobrem os procedimentos previstos no Rol ANS.