Cuidados com os dentes na fase adulta

Muito se fala sobre a importância do acompanhamento odontológico na infância e na terceira idade, que são, de fato, duas fases sensíveis, seja na formação da dentição tenra idade ou nos cuidados com a redução da massa óssea na maturidade.

Porém os cuidados com os dentes na fase adulta são igualmente fundamentais. Então, mais do que dar continuidade aos hábitos adquiridos na infância e adolescência é preciso estar vigilante, mesmo com a rotina muitas vezes mais pesada e intensa.

Acompanhe esse breve guia sobre como cuidar da saúde bucal na fase adulta.

Rotina de cuidados com os dentes

Dentes saudáveis requerem basicamente duas coisas: cuidado diário e visita regular ao dentista. Preparamos uma pequena lista de informações que são comuns, mas que sempre é bom recordar:

Escovação: é essencial escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, de preferência utilizando creme dental com flúor. Essa rotina ajuda a remover a placa bacteriana que se forme sobre os dentes e que é uma das causas principais da gengivite e da formação de cáries.

Fio dental: o uso diário de fio dental também é um aliado para a remoção da placa bacteriana. Neste caso, ela auxilia a retirar a placa que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Quando essa placa se acumula, ela forma o tártaro que só pode ser retirado no consultório odontológico pelo dentista.

Diminuir açúcares: limitar a ingestão de açúcares a alimentos com amido é, também, uma maneira de cuidar dos dentes nesta fase da vida. As refeições fora de hora acabam favorecendo à formação de placa que atacam o esmalte dos dentes e podem causar cáries.

Visite seu dentista: vá ao dentista regularmente e sempre que tiver qualquer dúvida a respeito de sua saúde da boca. Além dos cuidados básicos, o dentista é o profissional indicado para diagnosticar câncer de boca. A chance de cura desta enfermidade quando diagnosticada no início é bastante alta.

Riscos aos dentes na fase adulta

Ainda que se tome todos os cuidados elencados acima, a chance de ter problemas na dentição durante a fase adulta não se elimina. Por isso é importante ficar atentos a alguns sintomas.

Gengivite: essa doença na fase inicial é totalmente curável. Os sintomas costumam ser gengivas avermelhadas e sensíveis, com maior possibilidade de sangramento. Se notar algum desses sintomas durante sua rotina diária, procure seu dentista e converse com ele a respeito.

Periodontite: uma gengiva fragilizada pode trazer outras consequências para a sua saúde bucal. A periodontite é uma delas, mas há outras como diabetes, problemas cardíacos e, no caso de mulheres grávidas, até mesmo nascimentos prematuros. Essa é uma das principais razões pelas quais se recomenda a escovação diária três vezes ao dia.

Cáries recorrentes: um problema não raro que pode acontecer, à medida que envelhecemos, é o aparecimento de cáries ao redor das restaurações. Isso acontece quando não higienizamos suficientemente nossa dentição. As visitas periódicas ao dentista costumam ajudar nesse diagnóstico.

Sensibilidade: ainda que pessoas jovens possam ter sensibilidade nos dentes, a tendência é que com o passar do tempo a gengiva se retraia expondo áreas do dente não protegidas pelo esmalte. Isso pode causar dor aguda e uma sensação ruim com alimentos muito frios ou quentes. Se você tem dentes sensíveis, procure seu dentista para um diagnóstico preciso sobre o seu caso e para receber o tratamento adequado.

Qual a importância de uma alimentação adequada?

Comentamos acima sobre a importância de não ingerir açúcares em excesso. Mais do que isso, uma alimentação saudável é o que garantirá a saúde de seus dentes e gengiva. Procure compor sua dieta com refeições balanceadas, com diversos tipos de nutrientes e minerais para manter o equilíbrio de sua saúde global.

Alimentos fibrosos, tais como frutas e verduras, ajudam a manter os dentes limpos e tecidos gengivais saudáveis. Já alimentos moles ou pegajosos tendem a se colar mais à superfície interna da boca aumentando a acidez o risco de placa bacteriana.