Como beber vinho sem descuidar dos dentes

Foto: freepik.com

Chegou o inverno! Para os amantes da bebida dos deuses, é um ótimo momento para desfrutar de um bom vinho e de todos os benefícios que ele oferece.

Contudo, é preciso estar atento para os problemas dentais que a bebida pode causar.

Há muitas pessoas que consomem vinho o ano todo. Outros, aproveitam a chegada do frio para intensificar o consumo, já que esta é uma bebida que ajuda a aquecer o corpo.

Apesar de ser uma bebida alcoólica considerada saudável pelos benefícios que traz à saúde quando consumida com moderação, ele também pode se tornar um vilão para seu sorriso.

Acompanhe este texto até o final para desfrutar de uma taça de vinho sem preocupação.

Manchas decorrentes do esmalte danificado

O problema mais comum são as manchas. Isso porque, como qualquer bebida ou comida mais ácida, o vinho pode provocar a erosão do esmalte do dente - uma camada fina que protege a polpa dos dentes.

A ausência dessa proteção aumenta o risco do desenvolvimento de doenças, como as cáries.

Vinho tinto

Assim como o chá e o café, o vinho tinto possui grande quantidade de cromógenos. Uma substância química que produz pigmentos e se liga ao esmalte dos dentes, podendo ocasionar o amarelamento dos dentes.

Os taninos, outro componente presente nas garrafas, também é capaz de produzir as marcas.

O vinho branco também é vilão

Engana-se quem acredita o vinho branco não causa manchas.

Como tipicamente os vinhos brancos possuem maior acidez, eles comprometem mais a arcada dentária, uma vez que deixam o esmalte mais suscetível a danos.

Quatro passos para degustar seu vinho sem preocupações

Apesar da possibilidade de ocasionar danos aos dentes, o consumo de vinho também traz benefícios. Entre eles, a melhora da pressão arterial e a redução do risco de infarto, por exemplo.

Por isso, você não precisa deixar de tomar seu vinho preferido. Confira algumas dicas para ficar com a saúde bucal em dia:

Mantenha bons hábitos de higiene oral

Escove os dentes após cada refeição, use o fio dental e o flúor.

Faça uma boa escovação antes de começar a beber para reduzir a quantidade de tártaro e evitar maior acúmulo de pigmentos.

Espere, pelo menos, 30 minutos depois de beber para escovar os dentes novamente, até que o PH da boca esteja regulado. Isso porque se a acidez estiver alta, o movimento de escovação aumenta o risco de erosão do esmalte.

Visite o dentista regularmente

Fazer visitas regulares ao dentista para a limpeza dentária profunda é fundamental. A profilaxia e raspagem dos dentes, além de prevenir doenças associadas à saúde bucal, reduzem as manchas.

Realizar o procedimento com frequência diminui a intensidade das marcas a facilita as remoções futuras.

Beba o vinho acompanhado de água

A regra é simples: a cada taça de vinho, um gole de água.

A água, como elemento neutro que é, ajuda a reequilibrar a acidez da boca, bem como auxilia na hidratação da mucosa, que fica reduzida por conta do álcool.

Ingerir água também auxilia na remoção do resto dos alimentos da boca, evitando que os dentes fiquem escuros.

Se a água for com gás, os resultados serão melhores, já que esta possui maior capacidade de proteção dos dentes.

Aprecie com moderação

Uma dica que parece clichê, mas que não deve ser ignorada. Para além dos problemas relacionados ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas, manter o vinho mais tempo na boca aumenta os riscos de danos aos dentes.

Lembrando sempre que o álcool é um fator de risco para o surgimento do câncer bucal.