Saiba o que é e quando fazer limpeza nos dentes

A limpeza de dente realizada no consultório do dentista é um procedimento que visa cuidar da gengiva e tratar a doença periodontal. Tecnicamente esse processo é chamado de destartarização ou tartarectomia.

Mesmo que a pessoa tenha bons hábitos de higiene bucal, usando flúor, escova de dentes e fio dental diariamente, realizar essa limpeza periodicamente é fundamental para remover o tártaro e a placa bacteriana.

Isto porque o tártaro adere de forma significativa aos dentes e não pode ser removido com os cuidados diários, em casa. Já a placa bacteriana é mais fácil de ser retirada.

Placa bacteriana e tártaro são problemas comuns em todas as pessoas, mas estão mais propensos ao aparecimento desses distúrbios os fumantes, as pessoas sem bons hábitos de higiene bucal, aquelas com maus hábitos alimentares e também os portadores de algumas doenças.

Como é feita a limpeza pelo dentista

O dentista usa um instrumento chamado sonda para avaliar os dentes e as gengivas. A partir disso ele poderá diagnosticar a existência de bolsas periodontais que necessitam de tratamento.

Essas bolsas se formam entre os dentes e a gengivas e em indivíduos saudáveis não têm mais do que três milímetros. Se elas estiverem com mais de cinco milímetros, o dentista irá indicar o melhor tratamento, que pode ser uma raspagem profunda seguida de um polimento radicular.

Após a avaliação geral da boca e também das bolsas periodontais, é feita a remoção do tártaro e da placa bacteriana que fica sobre os dentes, através da raspagem e do aplanamento radicular.

Esse processo de limpeza pode ser realizado com equipamentos manuais de raspagem ou equipamentos eletrônicos de ultrassom e dura aproximadamente 30 minutos.

Em alguns casos, é preciso realizar também o polimento radicular, que é feito em, pelo menos, duas sessões. Esse tratamento mais profundo é feito por meio da limpeza, inclusive da raiz dos dentes, com um instrumento para a raspagem.

Qual o intervalo adequado entre as limpezas

A limpeza dos dentes deve ser realizada no consultório a cada seis meses, assim como as visitas aos dentistas devem seguir a mesma regularidade.

Com a periodicidade nas avaliações dentárias é possível evitar o aparecimento das indesejadas cáries, da periodontite, gengivite, alé, de previnir o avanço de doenças. Sempre que diagnosticadas precocemente, a maior chance de cura.

Através da prevenção dos problemas bucais, também se evita a perda dos dentes com o passar do tempo. Dados do IBGE indicam 11% da população em idade adulta – cerca de 16 milhões de brasileiros – já perderam todos os dentes.

E o avanço da idade torna a situação ainda pior. Isto porque entre a população com mais de 60 anos, 41,5% já não tem mais dentes na boca.

Limpeza atua na prevenção de doenças

A profilaxia bucal, isto é, um procedimento que visa prevenir o surgimento doenças na boca, é simples, seguro e indolor. No entanto, se realizada em pessoas com sensibilidade ou que estejam com a gengiva inflamada, pode haver desconforto e até dor.

Contudo, esse processo é indispensável, não apenas para a saúde da boca, mas a do corpo em geral. Pois já se sabe que as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e afetar outros órgãos e causar outros transtornos.

Então, não esqueça de fazer visitas periódicas ao seu dentista e lembre-se que a Uniodonto RS conta com 1200 profissionais quem podem te ajudar a cuidar melhor da sua saúde bucal.