O que é uvulite? Sintomas e causas

Ilustração de uma úvula | Foto: shottythefirst - Canva

A úvula, popularmente conhecida como “sininho da garganta”, é uma das estruturas fundamentais da boca. Ela contribui para o processo da fala e para a deglutição dos alimentos, impedindo, por exemplo que os líquidos entrem na cavidade nasal.

Além disso, ela auxília para evitar possíveis engasgamentos com grandes objetos, já que quando é atingida por estes, produz o reflexo de náusea.

Assim como a garganta, quando ela fica inflamada, causa dor, inchaço e desconforto. Hoje vamos explicar um pouco do que gera o processo inflamatório na úvula e dar dicas para reduzir o desconforto. Mas, é sempre um profissional da saúde que pode fazer o melhor diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Causas da Uvulite

Uma das causas mais comum da dor de garganta é a uvulite, isto é, a inflamação da úvula. Normalmente, esse problema é causado por algum outro processo infeccioso na garganta. No entanto, processos alérgicos das vias aéreas, como rinite e sinusite, podem também levar à uvulite.

A apneia do sono é outro fator que causa o distúrbio, pois o som do ronco é provocado pelas vibrações dos tecidos circundantes do palato mole.

Sintomas da Uvulite

Vermelhidão e inchaço são os primeiros sintomas a ser percebidos quando ocorre o processo inflamatório. Quem está doente, pode sentir ainda dor na úvula (e na garganta) e dificuldade para respirar de engolir os alimentos.

Tosse seca, salivação excessiva ou secura na boca, engasgo e queimação também podem ser sentidos. Caso seja uma infecção viral ou bacteriana, podem surgir outros sintomas sistêmicos, como febre e dor no corpo.

O que é bom para úvula inflamada

A primeira indicação é sempre procurar um profissional de saúde, médico ou cirurgião-dentista, para que ele decida qual o tratamento mais adequado para cada caso, pois ele irá variar conforme a causa da uvulite.

Para os casos de infecção viral ou bacteriana, geralmente é recomendado o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Quando o problema decorre de processos alérgicos, é indicado o uso de anti-histamínicos.

Se a uvulite estiver relacionada à apneia do sono, será preciso realizar um tratamento para o ronco.

A prevenção também continua sendo fundamental, por isso, uma boa higiene bucal é fundamental. Mesmo que não precise escovar a úvula, a boa higiene de toda a estrutura da boca ajuda a garantir a saúde da úvula.

Existem sugestões caseiras para ajudar a aliviar os sintomas, mas elas não servem como tratamento para o problema:

Úvula inchada

Além da uvulite, a úvula inchada pode ser ocasionada por outros fatores:

O inchaço da úvula pode gerar um desconforto, acompanhado da sensação de corpo estranho no fim da boca.

Os cirurgiões-dentistas da Uniodonto RS são profissionais capacitados para fazer os diagnósticos dos problemas de saúde bucal. Encontre o dentista mais próximo de você em nosso site.