Exercícios físicos e cuidados com os dentes

Manter uma rotina de exercícios físicos é importante para o equilíbrio do corpo, inclusive para a saúde dos dentes. Trata-se de um caminho de mão dupla, pois o cuidado dentário também ajuda no bom desenvolvimento físico.

O principal efeito positivo destas atividades está na saúde das gengivas. Lembre-se que o profissional dentista é a pessoa indicada para fazer a análise caso a caso e indicar o tratamento adequado.

Neste texto traremos informações para você ficar atento e conversar com o seu dentista.

O que dizem as pesquisas sobre a correlação entre atividade física e dentes saudáveis

Isso é o que aponta um estudo publicado no Journal of Dentistry, periódico científico internacional, que detalha as correlações entre saúde bucal e atividade física. O principal dado trazido pelo estudo mostra que pessoas que se exercitam regularmente têm 54% menos chance de desenvolver periodontite.

Outra pesquisa () apontou algo semelhante, mas desta vez correlacionando a redução do risco de periodontite à adequação das pessoas ao Índice de Massa Corporal – IMC. Vejamos a seguir, do que se trata.

Como o IMC pode afetar a saúde bucal

Índice de Massa Corporal – IMC é um parâmetro de análise que leva em conta a altura e o peso de uma pessoa, mas também a idade. O título da pesquisa já é autoexplicativo: Periodontite e três comportamentos que melhoram a saúde: manter o peso normal, praticar o nível recomendado de exercícios e consumir uma dieta de alta qualidade.

O que os pesquisadores concluíram é que quando uma pessoa está dentro do alvo do IMC, as possibilidades do desenvolvimento de periodontite caem em até 40%.

A maneira mais saudável de manter o IMC em dia é por meio de atividades físicas. O que, além de melhorar a saúde da boca, ainda auxilia contra o risco de doenças do coração, no combate ao sobrepeso e obesidade, diabete do tipo 2 e, até mesmo, em alguns tipos de cânceres.

Cuidado com os dentes impacta positivamente na saúde física

Se os exercícios fazem bem à saúde bucal, ter dentes saudáveis também é fundamental para a saúde global do restante do corpo. No caso de atletas profissionais, uma má condição clínica dos dentes pode reduzir o rendimento em até 21%.

Desalinhamento das arcadas dentárias, chamado tecnicamente de má-oclusão, impacta tanto na absorção da energia dos alimentos devido a má mastigação, quanto na respiração pela boca.

Que tipos de doenças podem prejudicar o desempenho físico

Infecções em geral, quer sejam na boca ou não, deprimem o sistema corporal como um todo. Mas no que se refere à saúde bucal algumas enfermidades merecem atenção.

O que poucas pessoas sabem é que o mal cuidado com os dentes pode levar ao desenvolvimento de uma doença chamada endocardite bacteriana. Isso ocorre quando uma bactéria localizada na gengiva entra na corrente sanguínea e se aloja no coração. Com o tempo, essa doença pode danificar válvulas cardíacas.

Há outras condições nem tão graves, mas que merecem atenção. Dentre elas as conhecidas cáries, alterações nas gengivas e doenças periodontais e disfunções na Articulação Têmporo-Mandibular, conhecida como ATM.

Quais são os melhores exercícios para manter a forma

O educador físico é o profissional adequado para indicar os melhores exercícios para manter a forma, levando em conta as particularidades de cada pessoa. Mas como regra geral, há alguns exercícios que, caso sejam realizados como moderação, podem ajudar sem oferecer riscos.

Caminhada: a caminhada leve é um bom exercício aeróbico e ajuda na circulação e na redução do peso, desde que associada a uma alimentação equilibrada. Se você pretende aumentar a intensidade e, até mesmo, fazer uma corrida, busque orientação médica;

Flexão: a flexão, também conhecida como “apoio”, consiste em colocar o corpo na horizontal e se apoiar com as mãos no chão, mantendo a coluna reta e flexionando os braços para conduzir o tronco em direção ao chão e depois esticando novamente. Respeite seus limites e faça a quantidade que lhe parecer adequada;

Prancha: esse exercício é parecido com a flexão, precisa colocar o corpo na horizontal, mas ao invés de se apoiar com as mãos no chão e flexionar os braços, é necessário colocar o antebraço estendido para frente no chão e manter a coluna reta com o tronco, o abdômen e as pernas no ar, apoiando-se na ponta dos pés.