Cuidados com a saúde bucal na menopausa

Por incrível que pareça a menopausa ainda é um tabu e nem todos profissionais estão preparados para dizer às pacientes, com aparência cada vez mais joviais, que estão elas na menopausa. Mas esse diálogo franco é fundamental, pois mudam os cuidados com a saúde bucal na menopausa.

A menopausa é o período que ocorre com todas as mulheres, normalmente entre 45 e 55 anos, e corresponde a mudanças hormonais profundas. Em termos biológicos, o que acontece é a redução dos níveis de estrogênio e progesterona, o que reorganiza a saúde da mulher.

O que muda na menopausa

Nesta fase, a qualidade de vida das mulheres se altera e não são raros picos de calor, desregulagem na quantidade e fluxo da menstruação. Além disso, podem ocorrer quadros psicológicos, como depressão, insônia e ansiedade.

Quando se trata de pensar os sintomas na saúde bucal, os dentistas alertam que o desconforto na mastigação, mudança na coloração da gengiva e dores agudas podem indicar problemas dentários, bucais e gengivais.

Mudanças na gengiva e na boca

Com todas essas transformações no corpo, algumas mudanças podem ser notadas, entre elas a sensação de boca seca, gengiva avermelhada e alteração no paladar.

Fora essas questões ligadas às alterações na mucosa bucal, a menopausa favorece o surgimento, entre outras doenças, da osteoporose, que pode atingir, inclusive, o maxilar e causar perda de dentes.

Quais são os principais problemas dentais na menopausa

Apesar de termos descrito algumas destas patologias acima, vamos descrever certas características para que você esteja atenta aos sintomas. Mas lembre-se, a qualquer suspeita de sintoma um dentista deve ser procurado para fazer a avaliação profissional de cada caso.

Periodontite

Também conhecida como doença periodontal, a periodontite se inicia com uma inflamação na gengiva que pode, nos quadros graves, causar a perda de dentes.

Essa patologia ataca principalmente os tecidos de suporte, isto é, a gengiva, como os tecidos de sustentação dos dentes. Com as estruturas bucais inflamadas, essa condição favorece o aparecimento do tártaro. São as bactérias residentes ali que causam danos aos tecidos e a perda dos dentes.

Xerostomia, sensação de boca seca

Xerostomia, que nada mais é que a sensação de boca seca, é uma característica clínica associada a uma série de condições médicas. No caso da menopausa essa adversidade tem relação com a redução do estrogênio no sangue, que tende a causar secura bucal.

A qualquer sinal de boca seca é importante consultar um dentista para avaliação.

Síndrome da boca ardente

A síndrome da boca ardente causa dor aguda e pode afetar a língua, céu da boca, lábios e gengivas. Essa sensação pode ocorrer em alguns momentos do dia e às vezes fica dias sem apresentar sinais. Pode vir acompanhada de xerostomia e mudança no paladar.

Alterações na mucosa e gengivoestomatite menopáusica

Após a menopausa também são necessários cuidados, sobretudo por conta da modificação na mucosa da boca que, se não for dada a devida atenção, pode desenvolver uma doença chamada gengivoestomatite menopáusica.

Uma das características desta condição é a aparência pálida e seca ou extremamente vermelha da gengiva. Podem ocorrer sangramentos com facilidade.

Para que o caso não evolua para situações mais graves é necessário buscar um dentista a qualquer suspeita.

Osteoporose

Como mencionamos anteriormente o problema da osteoporose se torna uma questão de saúde bucal quando afeta o maxilar, causando o risco de queda dos dentes.Isso decorre do fato de que a mulher tende, após a menopausa, a reduzir a absorção de cálcio no organismo.

Para prevenir os riscos, inclusive de periodontite, o ideal é fazer um tratamento multidisciplinar integrando dentista e outros profissionais para aprimorar a dieta e, se for o caso, incluir suplementos de cálcio.