Cuidados com a herpes labial

Foto: Elitsa Deykova | Canva

Herpes labial é uma condição bastante comum e recorrente. Isso porque este tipo de infecção sempre pode retornar quando a imunidade da pessoa baixa. Ou seja, mesmo que você trate a herpes, seguindo as recomendações de seu médico ou dentista, é possível que a doença volte a se manifestar.

Normalmente a herpes labial tem aparência de pequenas bolhas (que não devem ser espremidas) e com aspecto avermelhado, causada pelo Herpesvírus Humano tipo 1 (HHV-1). As lesões costumam aparecer na região da  boca e se você nunca teve esta condição é fundamental que procure um dentista para fazer o diagnóstico que irá indicar o tratamento adequado.

Que outras doenças bucais podem estar associadas à herpes

A família de vírus que causam herpes em humanos é vasta, não se restringindo ao HHV-1. Todos eles, segundo um estudo científico produzido por vários pesquisadores da odontologia, podem estar associados a diferentes  anormalidades da saúde bucal. Entre as más condições de saúde que podem ter relação com a herpes labial estão mal-estar, irritabilidade, febre, náusea e gengivoestomatite herpética primária, que é um tipo de infecção oral.  Daí a importância de buscar atendimento com profissional especializado.

Como é a evolução da doença

Com duração de aproximadamente quatro dias, a herpes labial costuma não evoluir para casos mais  graves, como descrevemos acima. Entre quatro e seis dias as minúsculas bolhas tendem a estourar, o que pode causar  dormência, ardência ou pontadas de dor, mas sem deixar cicatrizes. Além disso, na maior parte dos casos não causa danos à saúde bucal. Nos casos em que a pessoa acometida de herpes labial não realiza nenhum tipo de  tratamento, seja com remédios ou pomadas, o mais recorrente é que a herpes não evolua para uma doença mais grave.

Isso, porém, depende do cuidado que o paciente terá com as bolhas, principalmente, não estourando elas e mantendo os cuidados com a higiene bucal. Estar atento a estar práticas evite com que a lesão infeccione, o que  aumenta o risco de evoluir para doenças mais graves e, até mesmo, gerar uma indesejada cicatriz.

Como tratar a herpes labial

Os profissionais responsáveis por indicar o tratamento adequado à herpes labial são dentistas e médicos. O tratamento pode incluir antivirais de ação anti-herpética, o uso de pomadas diretamente na lesão e/ou hidratante nos  lábios. Qual seja a recomendação do profissional de saúde é sempre importante começar o tratamento o mais breve possível para eliminar os riscos de agravar a doença e acabar com a sensação de desconforto que a herpes  labial causa.