Ter um sorriso bonito é um ótimo cartão de visitas. E conquistar ou manter uma dentição saudável e bela pode ser mais simples do que parece à primeira vista. Questões genéticas tem algum peso na aparência dos dentes, mas o fundamental são os cuidados diários.
Ao longo deste artigo apresentaremos cinco dicas de como cuidar da saúde bucal e manter o sorriso bonito. Mas lembre-se, a visita regular ao dentista é fundamental para garantir que está tudo bem e fazer, quando for o caso, pequenas correções e tratamentos.
Um sorriso bonito é, na verdade, consequência de uma saúde bucal adequada. Além da aparência agradável, a atenção com a higiene bucal pode evitar o surgimento de doenças mais graves, dentre elas problemas cardíacos e, até mesmo, acidente vascular cerebral, os chamados AVCs.
Acompanhe nossas dicas e procure um dentista, que é o profissional adequado para avaliar, particularmente, cada caso.
Quando se trata de bons hábitos não há muitas novidades, ou seja, a regra geral é: escovação frequente, uso do fio dental e evitar o ranger de dentes. Com a boca limpa e sem atritos desnecessários, a tendência é que a arcada se preserve íntegra.
Todo mundo já ouviu a expressão “Você é o que você come”. Embora a expressão não seja totalmente verdadeira, o fato concreto é que uma alimentação saudável é sinônimo de saúde bucal.
Não somente a saúde de seus dentes, mas também a aparência deles está relacionada à alimentação. Bebidas e comidas que podem, em determinados casos, causar manchas e escurecer a arcada devem ser evitadas. É o caso, por exemplo, de café, refrigerantes de cola, chimarrão e vinho, entre outros.
A opção por uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e minerais, sobretudo o cálcio, são importantes para o fortalecimento de toda a estrutura dentária.
Cremes dentais com flúor são normalmente recomendáveis. Há pessoas, porém, que tem hipersensibilidade e nestes casos é necessário buscar produtos específicos voltados para esta condição dentária.
Em alguns casos, pessoas que realizaram tratamento de branqueamento dentário desejam usar pastas de dente para prolongar os efeitos, mas é preciso ter cuidado, justamente, à maior sensibilidade após o procedimento.
Não são somente os dentes que dão sinais de falta de saúde, as gengivas também. Estar atento aos sinais, por mínimos que pareçam é importante para garantir um sorriso bonito. Sangramentos, por exemplo, são indicativos que pode haver gengivite e isso ocorre, normalmente, por acúmulo de placa bacteriana nos dentes.
Somente o dentista poderá diagnosticar a gengivite, então ao menor sinal é necessário buscar ajuda profissional. Em geral a gengivite é tratada com limpeza bucal realizada no consultório odontológico e com os cuidados de higiene em casa.
Há uma série de procedimentos odontológicos capazes de tornar seu sorriso mais bonito. O ideal, então, é que você converse com seu dentista para que possam avaliar conjuntamente qual a melhor alternativa em cada caso.
Conheça algumas técnicas.
Assim como outras partes do corpo, os dentes envelhecem. A perda da coloração branca, ao longo dos anos, é algo natural. Atualmente há várias técnicas, de tratamento a laser até géis de clareamento. Avalie com seu dentista qual opção é melhor para o seu caso.
O tratamento com facetas ou lentes de contato servem para corrigir dentições desalinhadas, quebradas ou com dentes de diferentes tamanhos. Em suma, o processo consiste na colagem de materiais cerâmicos ou com resinas para cobrir e corrigir imperfeições.
Os tratamentos ortodônticos se referem à prevenção e tratamento de problemas de crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários. Essas técnicas, apesar de não serem aplicáveis no médio prazo, são, também, fundamentais para garantir um sorriso bonito.