Como fazer a gestão odontológica da sua clínica ou consultório

Foto: Andrea Piacquadio | Pexels - CC

Mesmo que você ofereça o melhor atendimento odontológico, se não houver uma boa gestão do seu negócio, sua reputação pode ir pelo ralo.

Hoje, vamos ampliar a discussão que começamos lá no Linkedin da Uniodonto, explicando mais cada um dos aspectos da gestão.

A gestão odontológica bem aplicada pode alavancar seu negócio.


Mas, afinal, o que é gestão?

É um processo de gerenciamento de todas as atividades do seu consultório que se dá por meio de práticas focadas no pilar do seu negócio, no caso, a odontologia.

É a maneira que se cria, opera e dirige uma organização para que ocorra um funcionamento sistêmico de todos os setores ou etapas do processo.

A gestão possibilita o crescimento do negócio de forma eficiente e organizada.


Principais ações para uma boa gestão do seu negócio

O primeiro passo é criar um planejamento do negócio. Nessa hora você deve:


Fazer uma análise do mercado

Essa é a primeira ação para elaborar seu plano de negócios.

Esse passo vai permitir uma análise completa do mercado: região de atuação, concorrência e possível demanda, levando em conta a(s) especialidade(s) com que deseja atuar.

Faça um levantamento do seu público-alvo, conhecendo-o melhor será possível pensar ações para garantir a satisfação.

Também é fundamental verificar os possíveis fornecedores para garantir os insumos para o dia a dia.


Definir os valores que vai cobrar

Pedra-chave na administração de qualquer negócio, definir os valores que serão praticados possibilitará planejar as ações diárias.

Isso também influencia nos diferenciais dos serviços e na captação de clientes. Os preços também devem estar de acordo com o público-alvo.


Estabelecer metas para a gestão

Definir os objetivos que deseja alcançar com seu negócio, ainda que sejam muitos, vai auxiliar no planejamento das ações presentes e futuras.

Isso pode ser feito respondendo algumas perguntas, como:

Qual é o principal objetivo do seu negócio?

Quantos pacientes você pretende atender?

Você deseja transformar sua clínica em uma franquia?

Pense metas de curto, médio e longo prazo para não traçar objetivos inalcançáveis e desanimar ao longo do caminho. Esses aspectos podem ser revistos de tempos e tempos e atualizados.


Escolher os parceiros do seu negócio

Ter uma rede alinhada com seus objetivos é indispensável para o bom funcionamento do negócio. Colaboradores, fornecedores e colegas parceiros e ferramentas para a gestão precisam ser avaliadas.

Como há grande demanda de produtos descartáveis, por exemplo, procure fechar parcerias com empresas próximas para não ficar sem material em casos de emergência.

Você vai precisar de profissionais terceirizados. Entre eles, advogado, contador, pessoas para a higienização do ambiente e para o marketing.


Conhecer os convênios

A captação de pacientes é uma constante nos consultórios. Ser vinculado a um convênio pode ajudar a prospectar clientes.

Por isso, avalie quais são os convênios que se adaptam ao perfil dos seus serviços. O atendimento pode até ser menos rentável do que no particular, mas os ganhos se refletem através da quantidade de pacientes que chegam até sua clínica.


Elaborar o orçamento com os custos de investimento

Se você está começando agora, vai precisar fazer investimentos, por exemplo, de infraestrutura e materiais. E mesmo que você já tenha um consultório, também precisa planejar os gastos a serem aplicados.

Lembre-se de listar todos os valores. Por exemplo:

Imóvel; Custos fixos (luz, salário dos colaboradores, água ...); Móveis; Instrumentos e materiais de trabalho; marketing, terceiros etc.


Pensar em um plano de marketing

Como as pessoas vão conhecer seu consultório? É preciso pensar estratégias para comunicar sua empresa, fazendo com que as pessoas saibam que a empresa existe, quem são os profissionais que trabalham no local e os valores praticados. Por isso, é indipensável a criação de um plano de marketing.

O meio digital tem se mostrado a melhor forma de se conectar com possíveis clientes, com um custo relativamente menor do que em outros segmentos.

Site, redes sociais e blog precisam ser atualizados semanalmente para que a marca ganha consistência on-line.

Além da promoção da marca, é preciso investir no marketing pessoal do dentista, porque é com ele que os clientes vão se conectar nas redes e não com a empresa.


Criar um plano para o fluxo de ações a serem realizadas

Um fluxo de ações a serem efetivadas tem que ser elaborado para saber cada um dos passos a ser dado e qual o momento certo para colocá-los em prática.


Organização financeira

Para seu negócio caminhar bem e ter boa saúde financeira, é indispensável manter o controle e a organização financeira.


Atendimento de excelência

Ofereça um ótimo atendimento, que vá além de um excelente atendimento técnico. Acolher o paciente do agendamento da consulta ao final do tratamento é fundamental para uma relação duradoura. A odontologia humanizada pode ajudar a desenvolver bons métodos de acolhimento.


Tecnologias

As tecnologias, em especial da chamada odontologia 4.0, podem ser grande aliadas para facilitar o dia a dia.

Há aplicativos e softwares que vão da gestão administrativa à organização dos negócios.

Há também os aplicativos voltados à odontologia. Conheça algumas opções:

A gestão odontológica, quando bem executada, gera um bom atendimento aos clientes e possibilita o crescimento do negócio.

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