Boca seca: sintomas, causas e tratamentos

Foto: Engin Akyurt | Unsplash

A boca seca é um sintoma que pode indicar distintos problemas de saúde ou ser efeito colateral de medicamentos.

Também conhecida como xerostomia, é um indicativo que seu organismo não produz saliva suficiente para manter a região hidratada.

A saliva possui outras funções para além da manutenção da boca úmida. Ela ajuda na digestão dos alimentos, permite a mastigação e a deglutição, protege a cavidade oral das cáries, fungos, vírus e das bactérias.

É comum, uma vez ou outra, ficarmos com a boca seca, principalmente em períodos de maior estresse.

Agora, se a sua boca fica seca na maior parte do tempo, além do desconforto, você corre o risco de desenvolver outros problemas de saúde. E, pode ser o indicativo de uma doença mais grave. Fique atento!

Entenda mais sobre a xerostomia lendo este artigo até o final.

Sintomas da boca seca

Além de sentir uma vontade maior de ingerir líquidos, a boca seca pode vir acompanhada de:

Principais causas da boca seca

São vários os motivos que levam as glândulas salivares a reduzirem a produção da saliva. Conheça alguns deles.

Hábitos e clima

Alguns hábitos, como, dormir de boca aberta, ingerir alimentos secos e tomar pouco líquido, causam o ressecamento da boca

Fumar cigarros e assemelhados e consumir açúcar em excesso também colaboram com a boca seca

Um clima mais quente e seco também é condicionante do problema.

No Sul, com a chegada do inverno, outro fator que leva à boca seca são os resfriados. Quando estamos com as vias respiratórias congestionadas, acabamos respirando mais com a boca aberta e ressecando a mucosa.

Outro fator relacionado aos resfriados, são o aumento do uso de medicações descongestionantes, que também podem afetar às glândulas salivares.

Medicamentos

São mais de 400 as medicações que possuem como efeito colateral a alteração na produção de saliva. Entre eles estão os descongestionantes, antialérgicos, diuréticos, remédios para o controle da pressão e antidepressivos.

Doenças

As doenças que mais prejudicam as glândulas salivares são autoimunes, que ao produzirem anticorpos provocam inflamações nas glândulas.

As principais doenças são diabetes, doença de Hodgkin, mal de Parkinson, HIV/AIDS, Lúpus e síndrome de Sjögren,

Falta de vitaminas

A deficiência de vitaminas do complexo B e de vitamina A podem ressecar a mucosa, ocasionando o aparecimento de feridas.

Para reforçar estes nutrientes, consuma carnes, peixes e ovos.

Mudanças hormonais

Em especial durante a menopausa e a gestação essas alterações de hormônios no corpo das mulheres podem se refletir na saúde da boca

Radioterapia

Se a radiação atingir a cabeça e o pescoço, as glândulas salivares podem ser comprometidas. Elas podem parar de produzir saliva por um curto período ou, conforme a extensão do dano, perder a função em definitivo.

Tratamentos para a boca seca

Para tratar a xerostomia, é preciso tratar sua causa. É possível amenizar a sensação e secura com o aumento do consumo de água, mas o profissional de saúde é o responsável por indicar tratamento mais adequado para cada caso.

Se as glândulas salivares perderam parte da capacidade de produzir saliva, já existem medicamentos que podem auxiliar nesse processo.

Caso o problema seja irreversível, é possível melhorar a hidratação da boca de várias formas. Por exemplo, o dentista pode indicar hidratantes e soluções bucais formulados para reduzir a sensação de secura.

Em casa, algumas medidas podem auxiliar nesse processo: